Notícias


Publicado em: 06/12/2015

15 Anos do Disque-Denúncia

Disque-Denúncia Pernambuco comemora 15 anos com marca de 500 mil informações

 

O Disque-Denúncia Pernambuco completa nesta sexta-feira(12) 15 anos de atuação no estado, comemorando a marca de meio milhão de informações recebidas ao longo desse período. Atualmente, o serviço é o maior banco de dados de denúncias sobre segurança-pública do Norte/Nordeste. Criado no ano 2000 pela sociedade civil e mantido em parceria com o Governo do Estado, o serviço funciona 24 horas por dia, 365 dias no ano, recebendo informações, que vão desde reclamações sobre som alto até homicídios.

 

Com duas centrais, uma no Recife, outra em Caruaru, o Disque-Denúncia Pernambuco foi o primeiro do Brasil a receber informações pela internet, com a garantia do anonimato. "Em tudo o que fazemos, sempre temos o anonimato como foco principal. Damos essa garantia para que o denunciante possa auxiliar o trabalho das autoridades de forma completamente segura. Em 15 anos, nunca tivermos a identidade de nossas fontes relevada", explica a superintendente do DDPE, Carmela Galindo.

 

Não faltam exemplos do sucesso do modelo em Pernambuco. Casos como Maristela Just, o  vaso no estádio do Arruda, o desmembramento do grupo de extermínio Thundercats, a prisão da maior quadrilha de sequestros de Pernambuco e a Chacina de Poção dão uma ideia do papel desempenhado pelo Disque-Denúncia ao longo desses quinze anos. "Sempre temos como objetivo servir de ponte entre a sociedade civil e as autoridades. Acreditamos que é possível construir uma cultura de paz com a participação de todos. Campanhas periódicas realizadas em parceria com diversas entidades também auxiliam no estímulo à denúncia e prevenção.", conta Galindo.

 

Para realizar uma denúncia, basta telefonar para 3421-9595, na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte, ou (81) 3719-4545, no interior do Estado. Também é possível repassar informações através do site da central www.disquedenunciape.com.br, que permite o envio de fotos e vídeos. O serviço funciona durante 24h, todos os dias da semana. O anonimato é garantido.

 

OS ASSUNTOS MAIS DENUNCIADOS NA ÚLTIMA DÉCADA (2005-2015)

 

DROGAS = 111.297 informações

 

ARMAS = 92.741 informações

 

PERTURBAÇÃO DE SOSSEGO = 60.456 informações

 

DD ONLINE (Desde Set. 2012) =16.724




Clique aqui para denunciar.

Ou ligue para uma de nossas centrais:
  Disque Denúncia em Pernambuco
  (81) 3421-9595 - Recife
  (81) 3719-4545 - Interior/Agreste

 Galeria de Campanhas

Clique sobre as miniaturas para ampliar as imagens: